6 Comentários
jul 15Gostado por Ana Gabriela

Poucas coisas atrapalham mais a escrita do que escrever pensando em publicar, em tentar “acertar” uma tendência. Quer escrever fantasia? Vai fundo! Não tem como saber qual vai ser a “onda” do momento quando uma história sair. É assustador e maravilhoso como uma história, uma vez no mundo, chega a caminhos que nem imaginamos. Mas pra isso temos que escrever, né? ;) Acredita na sua história! Como já diria o grande Chorão: “tem que esperar sua vez, tem que saber chegar… não deixe o mar te engolir”. Acho que é sobre surfe, mas eu sempre levo pro campo da escrita 😅 Beijão

Expand full comment
author

Concordo Aline! Que bom ter você aqui! É complicado porque nem sempre nossas vontades parecem conversar com as do mercado (me pergunto se não tô supervalorizando o poder dele na escrita), então tô nesse processo de aceitação de que pelo meio, estarei sempre atrás, mas não significa que não será minha verdade pessoal, aquilo que eu realmente quero escrever e tudo mais. Amei a frase do Chorão, deve se aplicar a muita coisa kkk 💖 obrigada pela leitura

Expand full comment

não acho que exista uma idade certa para escrever uma boa história, embora a maturidade e a experiência contribuam para que um autor escreva melhor. o importante, eu acho, é escrever aquilo que te dá prazer, que te empolga, sem pensar muito no que o mercado quer. curta o processo da criação. depois de pronto, aí sim dá para pensar em se e como publicar.

Expand full comment
author

Sim! Eu entendo que maturidade e experiência importem muito, mas não acho que tudo que todo mundo novo escreve seja porcaria...Álvares escreveu Noite na Taverna bem novo e amamos até hoje, nos perguntando o que ele teria escrito se vivesse mais...Poderiam ser coisas qualitativamente progressivas, ou não, mas ele ia amadurecer e a escrita talvez, também.

Expand full comment

Quero fazer coro com uma questão indicada pela Aline Valek: às vezes a gente escreve sobre algo nada a ver, a moda muda, e o texto fica pronto quando aquele assunto estoura. Não tem como prever. Infelizmente, nosso mercado literário é precário, e não dá pra gente tomar pra gente o que ninguém controla. Sim, é muito angustiante, mas o que fazer além de aprender a lidar com isso e seguir escrevendo?

Expand full comment
author

Sim, acho que temos que tentar modular a angústiapra tornar ela gasolina pra escrita, mas é difícil, confesso. Obrigada pela leitura!

Expand full comment