17 Comentários

você com a conta suspensa por uma bobeira e eu tentando há meses excluir minha conta e não consigo, porque preciso de um código para logar que nunca chega. e o suporte simplesmente não resolve nada.

Expand full comment
author

Não é a primeira vez que leio sobre isso, de pessoas tentando excluir conta....Acho que com a quantidade de gente em retirada do site, é uma maneira do dono manter obrigado os usuários a contra gosto, será?

Expand full comment

só pode… mas de que adianta ter contas vazias?

Expand full comment
ago 5Gostado por Ana Gabriela

Ana, que surpresa linda ser linkada no fim dessa edição! Obrigada!

Entendo demais essa espécie de angústia em relação ao atual funcionamento da internet, especificamente das redes sociais, e entendo mais ainda a relação difícil com o tuíter. Como ex tuiteira, digo com tranquilidade que vai chegar o seu momento de gota d'água e a vida vai ser linda depois que você deletar sua conta! É o tipo de coisa que tem que vir de você e que cê vai aproveitar muito quando rolar.

Gosto muito de ler gente falando da relação que tem com a internet e das questões que o uso pessoal leva, e gostei muito de te ler. Me chamou atenção isso que cê falou de "medo da internet". Acho que a questão não é o medo da internet, mas do uso que está sendo feito dela. E acho que temos que colocar os pingos nos is e dizer que é um uso capitalista neoliberal, que tem como base a exploração de recursos naturais e de trabalho humano – uma coisa que cê comentou, inclusive, mas que a gente (todos nós!!) tem que martelar demais.

Também não é uma nova internet. A internet é a mesma estrutura de sempre, as empresas que estão enfatizando mais aspectos de controle dessa estrutura. A responsabilidade é, em grande parte, de empresas e governos.

Cê falou: "A realidade é que não é um medo da internet, mas o medo do que ela representa: do que as pessoas se tornaram, do que o mundo foi e não mais será, de como será o futuro e como gastamos nosso tempo nela.", e isso me pegou porque eu entendo e concordo, mas também discordo hahahaha. Acho que a questão não é o que ela representa, mas o que ela é. O que fizeram – e fizemos – ela ser. A gente é tão acostumado a falar da internet como uma coisa viva ou como um lugar, mas a internet é uma técnica. O que quer dizer que o uso dessa técnica importa. E acho que o medo/ receio/ angústia/ irritação etc. que temos tido vem de um uso muito capitalista da internet.

Fiquei pensando aqui te lendo e te respondendo que a internet se tornou um instrumento de exploração. Dos humanos e dos recursos naturais. E muito da confusão vem exatamente da gente ter visto por tanto tempo a internet como um instrumento de liberdade. Uma coisa bate muito de frente com a outra, e é difícil demais reconstruir nosso entendimento do que é a internet e do que ela ainda pode ser.

Daí entra também porque é tão bom ver gente escrevendo e falando e conversando sobre o assunto. Essa é uma conversa que temos que ter coletivamente. Fico feliz que cê tá nela também!

Expand full comment
author

Amei essa resposta, dá pra fazer surgir muito debate e diversos outros textos através disso! Só fico me perguntando (e nem sei se coloquei isso no texto de alguma maneira clara) a questão de se é nostalgia essa sensação de que a internet já foi melhor ou se aconteceu algo nesse "meio tempo" entre o que se lembra da internet e como ela está agora como essa ferramenta neo lib. Aí fico me perguntando o que foi que eu perdi (ou não entendo/percebi) nesse meio tempo com a Internet pra ela ter mudado pra esse instrumento exploratório...Pautas de comunidade e liberdade pararam de dar dinheiro? Foi algo no mundo? Realmente me sinto descolada...Enfim, adoro sua news e acho que é importante trazer esse argumento histórico, político social daquilo que a gente tem integrado a tudo na nossa vida e quem sabe (não sei se é possível) trazer esse debate pro campo da mudança ativa... Recomendei para os leitores a sua news também, sucesso Clara 💜

Expand full comment
ago 6Gostado por Ana Gabriela

Ai, acho que sempre tem um pouco de nostalgia, mas depois da minha pesquisa acredito que a internet já foi melhor sim kkkkkk A internet nunca foi perfeita, mas tinha mais possibilidades nela, sabe? Até os 2010s não estava sedimentado um único jeito de se usar a internet, então tinha mais experimentação e tenho a teoria de que a conexão entre pessoas podia acontecer com mais facilidade. Hoje em dia, eu nem penso mais em conexão em si, mas efeito de conexão, de tanto que acho que estamos separados.

Sempre teve um lado da internet como instrumento de poder. Tanto que ela foi criada pelos militares. Mas tiveram muitas brigas nesse meio tempo. Acho que existia mais tensão ideológica entre a galera envolvida com a criação, desenvolvimento e manutenção da internet em que os dois lados tinham a mesma força, sabe? E isso fazia com que a gente tivesse sim mais opções. Mas a sua questão é meio que a questão de todo mundo, né? Como é que essa virada capitalista aconteceu tão rápido e com tanta força? É realmente muito louco.

Eu vi que cê recomendou, obrigada!! Na verdade, foi assim que cheguei aqui! Recebi e-mail dizendo que você recomendou e vim dar uma olhada! Hahaha

Expand full comment

Ana, estou pensando em desativar os e-mails do substack, mas também penso que como o formato do app opera na lógica de rede social, talvez não seja uma boa para mim.

Hahahah

É luta demais, viu?

Em outubro vou completar 1 ano acessando o instagram apenas nos finais de semana. Foi uma mudança significativa na minha forma de lidar com o mundo e comigo mesma. Resgatei tempo de qualidade que há muito tinha me escapado.

Acabei de ler um capítulo sobre tempo do livro "entre sessões" que dialoga demais com o seu texto.

Que maravilha fazer essa ponte.

Um beijo.

Expand full comment
ago 5Gostado por Ana Gabriela

Amis, entrando aqui no papo pra uma dica de quem usa substack e se irrita com o funcionamento dele: não tenham o aplicativo! Dá pra se inscrever pelas newsletters na paz e elas chegarem no e-mail sem a afobação toda do app. O notes é mt chato também, dá pra ficar sem ele na paz kk

Eu sou bem doida com essas coisas e tenho um e-mail só pra receber newsletter, e também devo dizer que funciona muito. Leio ali o que quero, quando quero, sem a pressão de ter que dar conta de tudo.

Expand full comment
author

Nossa essa de ter um email só pra isso é muito bom! Eu só mantenho no celular pq as vezes é bom ler por aqui, pq se n fosse isso eu tirava! Amei a dica 💜

Expand full comment
ago 5Gostado por Ana Gabriela

Nossa, funciona DEMAIS. E deixo esse e-mail atrelado ao meu celular, porque também prefiro ler por ele. Mas, sério, funciona super. Apesar de que você pode cair no problema de ter muitos e-mails kkkkk

Expand full comment
author

Caramba, e nesse fim de semana você chega a postar fotos e ver stories ou só entra um pouco? Vou dar uma olhada nesse livro! Instagram eu vejo cada vez menos graça, já que só tem propaganda e dificilmente vejo coisas sobre meus amigos, por exemplo, já que não aparece se eu n for no perfil deles olhar...Mas realmente é uma luta! E como faz mal esse ideal de vida gravado e postado, né? Beijos!

Expand full comment

Como tive esse afastamento, hoje quando acesso não sinto muita necessidade de postar e interagir dentro da rede. Posto ocasionalmente, uma coisa ou outra, nada pessoal. Isso mudou bastante, o conteúdo das coisas que eventualmente posto, não foco mais em mim como antigamente.

um beijo.

Expand full comment
jul 31Gostado por Ana Gabriela

Eu abandonei mais de mil seguidores e algumas pessoas que só via lá quando desativei e depois apaguei minha conta no X

Eu guardei na memória as coisas boas (fiz o download do meu conteudo antes, que eu nunca devo voltar pra olhar) e é isso.

Ultimamente tenho preferido tomar uma atitude mais ativa perante a internet, ao invés dela me controlar ou me deixar para baixo, eu que escolho os lugares que vou ficar, os emails que vou receber e as notificações, bem, notificações eu não recebo nenhuma.

Expand full comment
author

Alguma atitude em específico te ajuda com isso? Pq a maior parte das pessoas que conheço (inclusive eu) entra rapidinho e quando vê perdeu 45 minutos...Mas fiz algumas coisas, como colocar timers, limpar alguns apps, tirar notificações, etc

Expand full comment
ago 1Gostado por Ana Gabriela

Eu coloquei um timer pro instagram de 20 minutos, dificilmente atinjo ele pq não tenho mais paciencia, eu só entro agora pra responder/ver os memes que as pessoas me mandam.

A primeira coisa que fiz foi remover a maioria do meu celular, fiquei só com o instagram, mas tirei da tela inicial do meu celular.

Facebook já tinha saido em 2016, X saí ano passado. Atualmente só uso o mastodon (não tem algoritmo, não tem propaganda) e entro aqui as vezes (não tá na tela inicial, uso mais no pc).

Passo meu tempo mais desenhando, escrevendo (papel e caneta algumas vezes), brincando com os cachorros, cozinhando, vendo filme (nada de maratornar série).

Foi o que funcionou pra mim. Fui sumindo em etapas até não sentir mais falta. Na realidade me faz até mal quando alguém me manda um link do X e eu abro aquela tela, nem clico mais e instagram, como eu disse, não duro nem 20 minutos.

Expand full comment

Eu ainda desativo os e-mails do substack, deixo pra ver apenas no aplicativo. daí não me causa ansiedade de uma caixa de entrada lotada, e eu me sinto no controle de quando e quanto consumo do conteúdo daqui

Expand full comment
author

Também desativei e olho só por aqui, apesar de ver o Archive cheio com as bolinhas de não lido, me sinto menos pressionada a ler quando sai, quando na verdade devemos ler quando estamos na vibe do tema, do tamanho, etc kk

Expand full comment