Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de pedro rabello

você com a conta suspensa por uma bobeira e eu tentando há meses excluir minha conta e não consigo, porque preciso de um código para logar que nunca chega. e o suporte simplesmente não resolve nada.

Expandir comentário completo
Avatar de Clara Browne

Ana, que surpresa linda ser linkada no fim dessa edição! Obrigada!

Entendo demais essa espécie de angústia em relação ao atual funcionamento da internet, especificamente das redes sociais, e entendo mais ainda a relação difícil com o tuíter. Como ex tuiteira, digo com tranquilidade que vai chegar o seu momento de gota d'água e a vida vai ser linda depois que você deletar sua conta! É o tipo de coisa que tem que vir de você e que cê vai aproveitar muito quando rolar.

Gosto muito de ler gente falando da relação que tem com a internet e das questões que o uso pessoal leva, e gostei muito de te ler. Me chamou atenção isso que cê falou de "medo da internet". Acho que a questão não é o medo da internet, mas do uso que está sendo feito dela. E acho que temos que colocar os pingos nos is e dizer que é um uso capitalista neoliberal, que tem como base a exploração de recursos naturais e de trabalho humano – uma coisa que cê comentou, inclusive, mas que a gente (todos nós!!) tem que martelar demais.

Também não é uma nova internet. A internet é a mesma estrutura de sempre, as empresas que estão enfatizando mais aspectos de controle dessa estrutura. A responsabilidade é, em grande parte, de empresas e governos.

Cê falou: "A realidade é que não é um medo da internet, mas o medo do que ela representa: do que as pessoas se tornaram, do que o mundo foi e não mais será, de como será o futuro e como gastamos nosso tempo nela.", e isso me pegou porque eu entendo e concordo, mas também discordo hahahaha. Acho que a questão não é o que ela representa, mas o que ela é. O que fizeram – e fizemos – ela ser. A gente é tão acostumado a falar da internet como uma coisa viva ou como um lugar, mas a internet é uma técnica. O que quer dizer que o uso dessa técnica importa. E acho que o medo/ receio/ angústia/ irritação etc. que temos tido vem de um uso muito capitalista da internet.

Fiquei pensando aqui te lendo e te respondendo que a internet se tornou um instrumento de exploração. Dos humanos e dos recursos naturais. E muito da confusão vem exatamente da gente ter visto por tanto tempo a internet como um instrumento de liberdade. Uma coisa bate muito de frente com a outra, e é difícil demais reconstruir nosso entendimento do que é a internet e do que ela ainda pode ser.

Daí entra também porque é tão bom ver gente escrevendo e falando e conversando sobre o assunto. Essa é uma conversa que temos que ter coletivamente. Fico feliz que cê tá nela também!

Expandir comentário completo
Mais 15 comentários...

Nenhuma publicação